segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Momento mágico que quero deixar gravado...

... na memória do meu Blogg. Este pequeno presente que Deus me concedeu, e que me deixou extremamente feliz:- O telefonema do Justo!!.. Passo a explicar. O Justo foi motorista da Faive por muito tempo, tendo-me transportado por algumas vezes aos clientes que tinha que visitar, quase sempre em Belas. Saiu da Firma há algum tempo por sua iniciativa, por estar descontente com colegas e por estar a ficar com muito pouca vontade para a condução, deduzi eu. É que, sempre que era preciso sair comigo, ficava com cara de poucos amigos. Até fiquei a pensar que não gostava mesmo de sair comigo, pois estava a ser uma constante, mas como ele era um bom motorista e muito desenrrascado, estava quase sempre a ser ele o destacado. Como tínhamos muitas horas de viagem, ía conversando com ele, criticando tudo o que nos rodeava, perguntando sobre muitas coisas da vida dele e da gente daqui, etc... Sempre se mostrou muito interessado no que eu dizia e quase sempre apoiava as minhas críticas, mas claro... nunca se sabe o que vai realmente na cabeça destes rapazes, porque a maior parte das vezes sabemos muito bem que eles nos têm muita raiva, inveja e sei lá que mais, aos brancos!!... Por acaso o Justo chegou a confidenciar-me que andou num Seminário católico, mas depois abandonou. Pediu-me até um livro de Igreja, que eu, por ele já cá não estar na firma quando fui a Portugal, não trouxe para lhe oferecer, pensando que nunca mais iria ouvir falar dele.
Soube por outros rapazes aqui da firma, que ele está agora a trabalhar nos Táxi´s (mais conhecidos por Candongueiros) e que portanto deve ser para continuar, pois ganha muito mais dessa maneira doque ganhava como motorista aqui na Faive.
Depois, é claro que os telefonemas por aqui são caros, e como quase nunca eles (os angolanos) têm saldo, nunca alguém se iria lembrar ou querer gastar dinheiro para telefonar para mim...
Imaginem qual não foi a minha surpresa quando hoje ao fim do dia ouço o telefone tocar e do outro lado da linha ouvi uma voz dizer que era o Justo!!!! Nunca pensei que fosse ele, até comecei por o imaginar um cliente da água, mas depois percebi que afinal era o nosso ex-motorista.
Telefonou só para dizer um "Alô" , saber como eu estava, e como iam as coisas aqui na Faive!!!
Agora digam lá se Deus não existe!!!... Alguma vez pensei marcar a vida de um Angolano, ao ponto de ele se lembrar de me telefonar??!!!
Escusado será dizer que fiquei super emocionada com este telefonema...
Mais uma das pequenas maravilhas que o Senhor vai colocando na minha vida, por terras de Angola.
Bem hajam aqueles que com um simples telefonema de poucos minutos, fazem um dia inteiro valer a pena!!!....


Viana, aos 17 de Novembro de 2008.

Sem comentários: